quinta-feira, 26 de maio de 2016

Armário Cápsula ?

Tá na Moda : Armário Cápsula

A blogueira Caroline Rector linda do blog Unfancy criou o que ela chama de Capsule Wardrobe. Uma ideia brilhante que se espalhou pelo mundo todo.




Armário-cápsula! Aprenda a montar um guarda-roupa completo com 30 peças essenciais
Conhecido como o mais novo conceito da moda, o guarda-roupa compacto permite criar inúmeros looks com poucos itens durante uma temporada inteira. Além de economizar tempo na hora de se vestir, a nova prática ajuda a evitar o consumo impulsivo. Confira!
Um novo conceito vem mudando a maneira como algumas mulheres se vestem e lidam com os seus consumos de moda: é o armário-cápsula. A ideia, muito propagada pela norte-americana Caroline Rector, do blog Unfancy, gira em torno da simplificação da vida começando por um guarda-roupa compacto. Que tal passar uma estação inteira com apenas 30 peças?
“Eu pensei que fosse odiar. Afinal, fazer compras era o meu negócio. Mas aconteceu que, ao ter menos, eu senti que tinha mais”, contou em sua página. O funcionamento é simples, a cada três meses, Caroline reúne 37 peças versáteis que se encaixam perfeitamente ao lifestyle daquela estação. O restante – itens de outras temporadas ou peças que já estavam sendo usadas com pouca frequência – é armazenado em caixas sob a cama e, se não for revisitado mais, será doado.
SAIBA MAIS
Reinvente os clássicos! 7 dicas rápidas para atualizar camisas e camisetas
Em resumo, seu armário consiste em nove pares de sapato, nove peças de baixo, 15 peças de cima, dois vestidos e dois casacos. Para chegar ao número, ela avaliou quantas peças queria e/ou precisava de cada categoria. Por isso, acha que essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa. O ideal é se manter entre 30 e 40, no máximo. E mais: nem tudo deve ser uma nova aquisição. Alguns itens atravessam temporadas no armário de Caroline, que adotou esse novo hábito há dois anos.
Em entrevista à Marie Claire mexicana, ela explicou que, desde a redução significativa do guarda-roupa, tem desfrutado mais cada uma das peças e aprendido a criar combinações mais interessantes. “Para mim, ter um armário-cápsula significa dedicar mais tempo e energia ao que realmente importa e menos tempo decidindo sobre o que vestir, comprando e lavando roupa. Agora sempre sinto que tenho algo incrível para usar tanto em um brunch de domingo, quanto em uma reunião de negócios.”
A nova prática ajudou inclusive Caroline a controlar as compras feitas por impulso. Durante os três meses em que o armário está prontinho, ela aproveita para juntar US$ 500 (R$ 1.900) para poder comprar coisas pontuais ou que deseja muito ter no armário da próxima estação.
Mas uma mudança desse tipo exige muita reflexão e paciência. Dificilmente, ela será feita de um dia para o outro. O desapego material é gradativo. Mas um bom ponto de partida é questionar por que manter no guarda-roupa peças que já nem vestem tão bem ou já não correspondem mais ao seu estilo.
O conceito de armário-cápsula funciona principalmente para as produções do dia a dia (Foto: Reprodução Blog Unfancy)
O CONCEITO DE ARMÁRIO-CÁPSULA FUNCIONA PRINCIPALMENTE PARA AS PRODUÇÕES DO DIA A DIA (FOTO: REPRODUÇÃO BLOG UNFANCY)
No site, ela disponibiliza um planejamento bastante útil para quem quer começar. Ao todo são 10 passos...
1. Lifestyle: Reúna em uma lista as principais atividades que envolvem seu dia a dia. Vale incluir eventos especiais já agendados, feriados, viagens, passeio com amigos, trabalho e até o tempo que se passa em casa.
2. Palavras associadas: Escreva o maior número possível de termos relacionados a estilo que você conhece. Circule os que combinam com você e risque aqueles com os quais você não se identifica. Exemplo: boho, tendência, chique, clássico, esportivo, girly... Selecione de 3 a 6.
3. Marcas: Faça uma lista de lojas, marcas e designers que você adora e que funcione com o seu estilo, corpo e orçamento. Isso ajuda a guiar as compras.
4. Cores: Eleja tons majoritários, outros minoritários e alguns pontuais. Pense naqueles que fazem sentido para a temporada, nos que vão fazer a diferença em acessórios, nos que servirão de base...
5. Peças-chave: Coloque no papel itens que você já tem e alguns que pretende comprar. Pense uma lista geral de favoritos para ter uma noção mais completa do seu estilo pessoal. Inclua tops, partes de baixo, sapatos, vestidos e terceiras peças. Deixe de fora da contagem roupas de malhar, acessórios, pijamas, lingerie e moda festa.
6. Looks-chave: Pense em produções que você ama usar, de acordo com as suas atividades básicas, humor, ocasiões especiais.
7. Lista de compras: Agora, dedique-se a reunir itens que você realmente precisa comprar. Mas não se esqueça do limite de peças. Este é o momento de avaliar alguma peça que precisa ser substituída, cores novas que merecem ser consideradas, itens indispensáveis para as temperaturas da estação.
8. Orçamento: Aproveite os e-commerces para avaliar quanto será preciso gastar em cada nova aquisição, mas não gaste mais do que o budget pré-estabelecido.
9. Armário-cápsula: Agora, liste as 30 peças – ou mais – que farão parte do seu armário pelos próximos três meses.
10. Lições aprendidas: Termine anotando ideias e ensinamentos absorvidos durante o processo. Isso será importante na hora de se planejar para a próxima estação.
Para ter uma noção mais real de como seria um armário-cápsula para o verão, a publicitária brasileira Gabriela Barbosa, do blog Teoria Criativa, dá o exemplo. Inspire-se e adote!
























Nenhum comentário:

Postagens